Diretor da residência em Vegas Baz Halpin dá detalhes sobre o show!

São pedaços da sua imaginação”, diz Baz Halpin sobre o ambicioso show de Britney Spears em Las Vegas.

Nos últimos quatro meses, o premiado diretor de tours Baz Halpin tem trabalhado incansavelmente no desenho da produção, efeitos visuais e iluminação da residência estilo discoteca de Britney Spears no Planet Hollywood Resort & Casino de Las Vegas.

O nível de detalhe neste show é absurdo”, diz Baz. “Eu entro no escritório às 7 da manhã, e provavelmente saio do telefone às 23h. Tem sido assim, sem parar, todos os dias.”

É uma ensolarada manhã no final de setembro no CenterStaging em Burbank, na California, e Baz está a tomar um cappuccino enquanto faz uma pausa da audição de centenas de bailarinos para o show de dois anos de Britney, intitulado Britney Spears: Piece of Me. A estreia da residência a 27 dezembro está-se a aproximar rapidamente, e o diretor tem conversado diretamente com Spears a cada dez dias sobre as novas ideias para o show.

É como um programa de variedades visual em que estamos a explorar todas as coisas que a anima”, explica Baz à Billboard numa entrevista exclusiva sobre o novo show. “São pedaços da sua imaginação, pedaços dos seus sonhos e pedaços da sua vida.”

Para a residência, Spears realizará 50 shows por ano até 2015 dentro de um teatro estilo planetário com capacidade para 4600 pessoas, que terá um palco duas vezes maior do que o de qualquer outro numa arena de grande porte, diz Baz.

Visualmente, o show vai ser extraordinário, especialmente num ambiente menor onde você não está acostumado a vê-la”, disse o empresário de Britney, Larry Rudolph, à Billboard. “Ela conseguirá ver o rosto de todos em todo o teatro.”

Com 14 dançarinos e uma banda com 4 integrantes, Spears apresentar-se-á com 21 dos seus maiores sucessos e algumas músicas do seu oitavo álbum de estúdio. Baz Halpin diz que o show de aproximadamente 100 minutos terá a sensação de uma moderna discoteca de Las Vegas. Muitos dos sucessos mais antigos Spears serão re-arranjados e modernizados para complementar o estilo discoteca do ambiente do show.

É muito difícil ter todas essas músicas no contexto de um show de 100 minutos e fazer com que todas elas funcionem musicalmente juntas, porque você tem Work Bitch de um lado e …Baby One More Time do outro”, diz Baz, que também trabalhou na residência de três anos de Cher em Las Vegas em 2008. “Sonoramente, as músicas são incrivelmente diferentes. Então, nós pegamos em todas as músicas no show e — se for um hit antigo — demos um toque mais moderno, novo e interessante. Alguns dos sucessos mais recentes nós já trabalhamos em medleys.”

As performances de Britney serão divididas em oito partes que abrangem a carreira da cantora, e serão incorporadas a dezenas de adereços e figurinos desenhados por Marco Marco. Antony Ginandjar e Ashley Evans, da Squared Division, estão a coreografar o show, com Natural atuando como diretor musical do show. A equipa de Baz na Silent House também inclui a diretora assistente Melissa Garcia e o diretor de design Chris Nyfield.

Marco Marco trabalhou com Spears nos videoclipes de Till the World Ends (Catsuit e Waist Cincher) e I Wanna Go (arranjou a t-shirt da caveira).

Apesar de Baz se ter recusado a dar detalhes sobre a temática da residência, ele acabou por revelar que haverá uma elaborada homenagem ao álbum de 2008 de Spears, Circus. Um outro bloco do show, segundo ele, é fortemente influenciado pelo cinema japonês no estilo do filme O Tigre e o Dragão, dirigido por Ang Lee. Além disso, Larry Rudolph também deixou escapar que as performances de Spears poderão contar com elementos como a chuva, o fogo e a neve na sua produção.

Neste programa de variedades visual, estamos a tentar fazer com que cada ato seja a representação mais viva possível dos seus sonhos — o que ela pensa, como é a sua imaginação e o que está na cabeça”, explica Baz. “Nós utilizamos a tecnologia mais avançada no show. Boa parte é um material inovador, algo que nunca fizemos antes.”

A empresa de multimídia Geodezik, de Montreal, está a fornecer o equipamento de vídeo para o show, o que inclui uma tela de projeção de mais de 9 metros, que envolve as paredes internas do teatro.

O lobby terá todos os tipos de lembranças fixes e interessantes, bares e algumas coisas secretas que eu não posso revelar, pois envolverá o público no show”, ele diz. “Quando eles entrarem no teatro, eles não vão apenas caminhar seguindo as luzes da casa com um funcionário mostrando os seus lugares no teatro; eles vão caminhar em direção a uma enorme discoteca. Quando o show começar, o espetáculo tornar-se-á uma extensão da discoteca, e Britney tornar-se-á o principal evento desta discoteca.”

O formato do show pode mudar ao longo dos próximos dois anos, diz o diretor.

Se você for ver a Britney em dezembro e, em seguida, voltar a vê-la seis meses depois disso, não há garantia de que será exatamente o mesmo show”, ele diz. “O show está estruturado de modo que ao longo dos próximos dois anos, enquanto ela continua a criar novas músicas, ele poderá ser alterado.”

Você fica nervoso sobre os orçamentos, porque você geralmente tem o pessoal do criativo de um lado e contabilistas do outro. Eles não gostam de se encontrar no meio”, diz ele. “Todos entendem a importância deste show e todos estãp 100% integrado na tentativa de realmente realizar a ideia de Spears.”

Ela está mais focada no canto do que na dança. Mas ainda é um espetáculo 100% de dança”, diz ele. “Ela é conhecida pelas suas coreografias emblemáticas. A coreografia que ela faz é icónica  Então, ela tem que trazer isso. Isso significa que, por vezes, há vocais de apoio [pré-gravados] no refrão. Mas também não será um show 100% dublado. Ela pretende totalmente cantar no show.”

Créditos: xb